Introdução às Tecnologiais da Informação e Comunicação - 9ºano

Foi-nos proposto criar um Blog sobre 'Redes Sociais', no âmbito da disciplina ITIC e aqui está ele!

Neste vão poder esclarecer algumas das vossas dúvidas acerca deste tema.

Explorem e conheçam os cantos deste Blog.

Vantagens & Desvantagens

Tudo o que têm de bom!

 

   Utilidade é algo presente em todas as Redes Sociais. Útil aos adolescentes, aos estudantes e até aos adultos mais ocupados.
   Estão à procura de emprego? Aqui têm um excelente meio para divulgarem as suas competências e encontrar organizações/empresas que poderão dar-lhes uma nova oportunidade.
   No entanto,  também poderão dar a conhecer ao mundo aquilo que de melhor sabem fazer (há sempre “caça talentos” à espreita).
   Já não conseguem contar os anos que passaram desde a última vez que viram um amigo de infância? Aqui têm a possibilidade de o reencontrar e de recuperar a sua amizade mas, podem também estabelecer novas. 

Mas... mais vale prevenir!

  
   As Redes Sociais nem sempre são seguras pois, permitem que os utilizadores se exponham. Apesar disso, a privacidade é da nossa responsabilidade. Nunca revelem dados pessoais, principalmente, a morada, a escola, número de telemóvel e idade.
   Quando nos ligamos a uma rede social é necessário criar um perfil, onde, por vezes, esses mesmos dados são expostos, bem como as fotos. Além disso a maioria dos utilizadores não tem cuidado ao adicionar amigos, estando aí o maior problema. Com toda esta informação verdadeira ao dispor de qualquer um, tornamo-nos “presas fáceis”, correndo o risco de sermos vítimas dos mais variados crimes: assédio, roubo, rapto, violação, entre outros.
   Através de estudos realizados em Portugal, concluiu-se que mais de metade dos jovens respondem a contactos estranhos, um dos comportamentos de risco que devemos evitar.
   Neste meio é importante o papel parental, sendo este acompanhar e ajudar os seus filhos. 
   Não queiram ser os próximos!